Luto
Luto: falace aos 96 anos Senhora Altair Menezes Erse
Compartilhe:
Faleceu hoje, aos 96 anos de idade em Belém do Pará, onde residia há alguns anosa, a senhora Altair Menezes Erse.
Era filha do Dr. Francisco Alves Erse, um engenheiro português formado na Universidade de Coimbra – Portugal, que chegou na região no início do século passado para trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Francisco Erse projetou inúmeras obras na cidade, dentre elas a Catedral do Sagrada Coração de Jesus.
Altair, era a última remanescente da primeira geração da família Erse, uma vez que todos os seus irmãos já haviam falecido: Maria Dolores, Delta, Alpha, Zuleíde, Célia, Francisco José e Austerlítes (pai do saudoso Chiquilito Erse)
Altair era formada em contabilidade, foi Diretora Geral do SAG (Serviço de Administração Geral) e Diretora de Finanças do antigo Território de Rondônia, na gestão do Governador João Carlos Marques Henriques. Foi também Diretora de Administração da Prefeitura de Porto Velho.
E importante ressaltar, que era uma época em que posições de destaque no serviço público era reservada predominantemente aos homens.
Num período de tradição e muito conservadorismo, ela foi a primeira mulher a tirar o brevê para pilotar um avião aqui em Porto Velho. Também pilotava sua própria lambreta e dirigia seu próprio carro.
Uma mulher que esteve à frente do seu tempo em todos os aspectos.
É uma perda irreparável para todos nós!
Pena que nosso Estado não se preocupa em preservar nossas raízes.
Deixa um grande legado e uma grande saudade!
Aproveito para apresentar em nome da família Gorayeb, nossos sentimentos de pesar à família Erse, lembrando que ela e meu saudoso pai trabalham juntos por muitos anos no Ex-Território.
Agradeço ao seu sobrinho, o querido Dedé Hildebrando Gonçalves Filho, que me deu a notícia e me passou informações.
Uma mulher de vanguarda.
Descanse em paz querida Altair Erse.
ANÍSIO GORAYEB